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Marketing digital

Como funciona a Metodologia Inbound Marketing?

Por 10 de julho de 2013 Sem comentários

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A metodologia de Inbound Marketing tem como objetivo principal gerar conversões para seu site.

Muita gente acha que basta ter um site com design elaborado e conteúdo inspirador que por si só já é suficiente para aparecer nas primeiras páginas de busca do Google e de outros motores de busca, obter milhares de “likes” ou fechar grandes negócios na internet.

O grande problema é que praticamente não existe estratégia de marketing digital nesse formato. E como os donos destes sites terminam não obtendo resultados significativos, eles desistem e voltam para as mídias tradicionais ou, num último suspiro, contratam agências digitais ou de publicidade para tentar gerar maior engajamento dos visitantes.

Estas agências digitais e de publicidade, por sua vez, terminam usando a ideia e a metodologia antiga da publicidade tradicional – a mesma usada na veiculação de mídias impressas, tv, rádio e outdoor – só que agora compartilhando as “peças publicitárias” nas redes sociais, pensando que irão obter sucesso, baseadas, principalmente, no monitoramento dessas mesmas redes.

Para uma nova realidade, uma nova solução!
A metodologia Inbound, dessa forma, trabalha o marketing digital dentro do modelo novo, usando as mais diversas ferramentas disponíveis: otimização de palavras-chave, definição de buyer-persona, redes sociais, geração de conteúdo altamente importante, entre outros; mas com objetivos claros, definidos e, principalmente, com métricas de fácil e simples acompanhamento.

A lógica é atrair visitantes e transformá-los primeiramente em leads qualificados (visitantes que se interessaram por algum conteúdo do seu site de acordo com o buyer-persona previamente definido), depois, nutrir essas leads até estarem no ponto de se transformar em clientes.

Seguindo a metodologia de Inbound Marketing, esses novos clientes passam a interagir não só com seu site, mas com toda a equipe de atendimento da sua empresa de diversas formas e, ao final, se transformam em promotores da sua marca, conforme mostra o quadro abaixo:

 

metodologia

 

O erro mais comum atualmente é que, na maioria dos casos, as empresas querem vender seus produtos para clientes no primeiro contato com a marca ou site, numa fase onde o internauta está apenas buscando um pouco mais de informação sobre um problema que enfrenta. Nesse caso, seria algo como querer pedir alguém em casamento já no primeiro encontro.

Sendo assim, sugiro que pense no real objetivo e propósito da sua presença on-line, antes de investir tempo e dinheiro no mundo virtual. Sem estratégia bem definida não existem resultados mensuráveis no mundo do marketing digital.

Estou ansioso para escutar sua opinião, crítica ou elogio, por favor comente!

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