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Marketing digital

Inbound Marketing – Uma análise da metodologia

Por 20 de agosto de 2014 Sem comentários

Inbound-MarketingInbound Marketing é ainda um tema um tanto novo no país. Lembro-me da primeira vez que usei o termo quando voltei ao Brasil, em abril de 2013, foi (e ainda é) engraçado ver a cara de espanto de alguns profissionais de marketing por desconhecer quase que totalmente não só a expressão, como também a metodologia e sua funcionalidade.

A grande maioria dos profissionais continua replicando estratégias mal sucedidas de publicidade off line no on-line e enchendo a caixa de e-mail de seus clientes de spams e informações inúteis. É ainda mais curioso observar os “novos-gurus-milionários” do Brasil ensinando a fazer marketing online e suas ideias mirabolantes de como conseguir milhares de reais com posts em blogs, bem como outras táticas “incrivelmente impressionantes”.


Claro que só funciona se você comprar o e-book / treinamento deles, que irá transformá-lo em um “novo-guru-milionário”, o que se configura em um ciclo vicioso de informações sem nenhum sentido, que não ajuda ninguém, além de vender a ideia – nem sempre verdadeira – de dinheiro fácil e rápido na internet.

Com isso, não estou dizendo que não existe dinheiro fácil na internet, acredito que existam milhares de maneiras de se ganhar dinheiro em qualquer lugar, mas o que percebo é que muita gente se envolve com o canto da sereia e deixa de fazer o dever de casa; deixa de agregar valor à profissão de analista de marketing digital e usa o termo de maneira errada, gerando uma conotação, inclusive, negativa.

Inbound Marketing é uma metodologia, diria mais, uma filosofia, que precisa ser implantada na empresa como todo, ou seja, precisa ser comprada pela diretoria e implantada top-down. Não adianta ter um carinha da informática que leu um ou dois artigos e acha que manja do assunto e começar a escrever posts sem lógica no Facebook, sem gerar valor, engajamento e autoridade para empresa, e o pior, sem criar impactos reais nos resultados de vendas.

Outro dia perguntei a um amigo em que a equipe de SEO (acrônimo para Search Engine Optimization, ou otimização de motores de busca) dele estava focada? A resposta veio rápida, em configurar o SEO do meu site; conclusão que parece óbvia e que mostra a complexidade do mindset no Brasil, se os caras de SEO estão preocupados em configurar o site, quem está preocupado em realizar vendas através do site?
Quem está focado em gerar resultados comercias diretos através do site desse meu amigo?

O foco do Inbound Marketing é unir o marketing e a equipe de vendas através de inúmeras ferramentas, sendo SEO uma delas, mas também a gestão e a nutrição de leads (pessoas que demonstraram interesse pelo produto/serviço de uma empresa no online), redes sociais, blogs, etc; tudo isso com o objetivo claro de aumentar significantemente as vendas com um custo inferior ao que a empresa teria se estivesse utilizando a publicidade tradicional.

Aproveito para fazer uma pequena pesquisa e se puder me responda sinceramente: quantas empresas hoje, efetivamente, conseguem esse resultado?

Quem quiser saber um pouco mais sobre Inbound Marketing pode acessar esse post e esse outro. Aguardo seus comentários!

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