was successfully added to your cart.

Marketing digital

O que é Inbound Marketing ?

Por 27 de junho de 2013 2 Comentários

Inauguro meu blog com essa questão tão em voga no marketing digital – o que é Inbound Marketing?

 De maneira simples e direta, Inbound Marketing, ou “novo marketing“, é o marketing baseado em conteúdo, que atrai e nutre possíveis clientes (os famosos leads).
Diria mais, é o marketing que as pessoas amam tanto que fazem questão de compartilhar no Facebook, Twitter, Google + , Pinterest, Instagram, e-mail e assim vai.
O mundo mudou, e com isso a maneira como descobrimos as coisas, compartilhamos informações, nos conectamos e, principalmente, compramos.

 Embora muita gente não acredite que um determinado produto possa ser vendido pela internet, pode ficar certo que seu cliente irá consultar no Google, ou Bing, ou Yahoo, ou Facebook, antes de finalizar a compra.
É aí que entra a metodologia Inbound Marketing. Como transformar esse completo estranho que inseriu o nome da sua empresa (ou o serviço que você oferece) nos motores de busca e transformá-lo num cliente totalmente apaixonado pela sua marca? Se o cliente for parecido comigo, ele não irá se contentar em achar apenas o site da sua empresa como resultado, vai querer muito mais. Irá tentar descobrir se existem reclamações, reviews, elogios, críticas, comentários de qualquer ordem e é aí que a grande maioria das empresas no Brasil mostra seu ponto fraco.
Muita gente, sobretudo pelo total desconhecimento das ferramentas de internet, termina achando que o mundo digital se resume a ter uma página no Facebook e a usá-la para postar fotos engraçadas ou compartilhar notícias que já estão circulando. Com isso perde, e muito, o poder que a internet tem em realmente vender sua ideia, seu diferencial; de ser achado facilmente nos motores de busca e de ser reconhecido como especialista em sua área. Fazem o que fariam na mídia tradicional, nos impressos, tvs e rádios, e esperam resultados fantásticos.
Há uma infinidade de empresas e agências de publicidade contratando estagiários para cuidarem das redes sociais. O problema é que, com isso, entrega-se a mais poderosa ferramenta de marketing que o homem jamais sonhou existir nas mãos de alguém que ainda não tem nenhuma experiência, nem conhecimento.
Numa comparação esdrúxula seria algo como entregar o comando de uma complexa linha de produção de chocolates para uma criança, apenas baseado na lógica de que, como elas adoram doce, seguramente saberão operar a fábrica.
E caso você ainda ache que presença digital significa apenas ter uma página no “Face”, segue abaixo a metodologia usada no Inbound Marketing, que irei explicar em detalhes nos próximos posts! (oba!)
 metodologia
Estou ansioso para escutar sua opinião, crítica ou elogio, por favor comente!

Participe da discussão 2 Comentários

Escreva um comentário