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Marketing digital

O que são LEADS e o que isso importa para o meu site?

Por 12 de agosto de 2013 Sem comentários

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Se você já trabalha com marketing digital ou pelo menos está pensando em entrar no mundo on-line, já deve ter escutado o termo em inglês LEADS.

Mas o que isso significa?

A melhor definição de leads, na minha opinião, é dada pela gigante Hubspot,, criadora da metodologia de Inbound Marketing:

“Lead é uma pessoa que mostrou interesse em sua empresa, produto ou serviço. No mundo
on-line, uma lead é tradicionalmente definida como uma pessoa que preenche uma landing page. Já uma landing page é uma página na internet com um formulário onde as pessoas podem informar seus dados pessoais e/ou profissionais em troca de material gratuito, como um e-book, webinar, consultoria, teste de um produto ou demonstração.”

Dentro dessa lógica, se um internauta curtiu sua página no Facebook, assinou a newsletter do seu site, seguiu sua marca no Linkedin, compartilhou uma informação do seu blog, retuitou um post, entre outras atividades comuns das redes sociais, NÃO significa que esse usuário seja uma lead para sua empresa, o que implica dizer que tratá-lo como tal pode gerar problemas sérios de comunicação.

Criar estratégias para conversão desses usuários que visitam seu site, assinam sua newsletter, etc, é exatamente o objetivo do marketing digital. Ao convertê-los em leads, sua empresa poderá iniciar um processo de triagem e nutriação dessas leads com objetivo de indentificar o momento certo para iniciar um procedimento comercial mais direto.

Mas vá com calma! Oferecer produtos ou serviços de cara pode colocar por terra todo o esforço que sua equipe teve para conseguir atrair esse usuário. Além do que, convencê-lo a voltar ao seu site depois vai ser muito mais complicado, uma vez que já teve uma experiência negativa.

A Internet é o meio ideal para unir produtos e serviços a consumidores que precisam de soluções, o problema é que o mundo de hoje já tem muita informação e se sua empresa se concentrar apenas em usar as redes sociais para “empurrar” promoções e produtos vai perder grandes oportunidades de negócio, além de ter uma legião de pessoas que NÃO irão segui-la.

Estou ansioso para escutar sua opinião, crítica ou elogio, por favor comente!

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