10

Porque as startups brasileiras precisam internacionalizar

brasilEm 2011 me mudei para a China onde vivi e trabalhei por dois anos. Lá pude vivenciar uma das experiências mais marcantes da minha vida. Frequentei assiduamente o 798 Disctrict, um projeto de economia criativa que converge arte e empreendedorismo no país além de participar de inúmeros eventos na região de Zhongguancun, que é conhecido como o Vale do Silício chinês.

Tanto na China como em diversos outros países, empreendedores de diferentes culturas e pontos de vista focam em lançar seus produtos online para o mundo e não para um mercado específico.

Um ponto que sempre me chama atenção é a quase inexistência tanto de startups como de pequenas e médias empresas brasileiras fora do Brasil. Parece que o resto do mundo não existe para a mente de uma grande maioria de empreendedores. Mas por quê?

Também me admira perceber a visão de mundo que os empreendedores brasileiros tem, focados quase que integralmente no mercado doméstico, e como isso está afetando o desenvolvimento da inovação em nosso país.

Por que temos um mindset empreendedor tão fechado pro mercado externo? Por que tantos copycats no Brasil? Por que é tão difícil convencer o empreendedor a internacionalizar, mesmo com o dólar supervalorizado?

Depois de uma rápida temporada em Lisboa, comecei a me dedicar a estudar mais a fundo essas questões e encontrei na história, tanto de Portugal como de nosso país, algumas dicas que ajudam a entender a nossa mentalidade empreendedora e mostram os desafios que precisamos enfrentar.

Nessa pesquisa, algumas datas me chamaram atenção, como 1808, 1940, 1991 porque nestes anos, fatos emblemáticos ocorreram no Brasil e serviram para moldar o que somos hoje. Por isso, decidi colocar os posts nessa mesma ordem cronológica, que pode ser vista abaixo.

– 1808 e o cenário das startups no Brasil

– 1940, portos fechados e a institucionalização do copycat

– 1991 em diante – o desafio de ser global

Espero com esse breve trabalho despertar o seu interesse para a questão da internacionalização e já me coloco à disposição para dúvidas e comentários.

_

Que tal começar hoje mesmo a atrair clientes internacionais? Clique aqui e faça um diagnóstico 100% gratuito para a sua empresa.

Leo Uchoa

Leave a Comment: